A água é um elemento vital desde as mais remotas civilizações. Seja para saciar a sede, higienização pessoal e de alimentos, ou para o abastecimento industrial, onde a água é utilizada no processo de fabricação do produto, podendo se integrar ou não com o produto fabricado, entrar em contato com a matéria-prima ou com o produto final e ainda ser utilizada em serviços complementares do processo de fabricação.
Devido a falta de tratamento dos esgotos residenciais e industriais, grande parte da água doce existente já está encontra-se imprópria para o consumo humano.
No Brasil 49% do esgoto produzido é coletado através de rede e somente 10% do esgoto total é tratado. Para um melhor controle da poluição os efluentes industriais, geralmente tóxicos, são tratados na própria indústria antes de serem lançados na natureza. Infelizmente grande parte das empresas públicas e privadas não está comprometida com a preservação do meio ambiente e lançam seus efluentes tóxicos diretamente no leito de córregos, rios ou mar.
As diferenças nas estações de tratamento de efluente, são caracterizadas basicamente pela quantidade e composição do efluente gerado. Podendo requerer tratamento físico-químico e/ou biológico.
Efluentes Industriais tratados com biodigestor:
- Suinocultura;
- Bovinocultura;
- Ovinocultura;
- E.T.E ( esgoto residencial);
- Frigorífico;
- Curtume;
- Fecularia(Batata e Mandioca);
Assista a demonstração